TRAJETÓRIA

Rosângela de Oliveira Campos Reis nasceu em Mesquita-MG, em 18 de abril de 1963. Ela é professora e política em Minas Gerais, filiada ao Podemos.

Rosângela Reis foi vereadora em Ipatinga por dois mandatos e atualmente exerce o quarto mandato consecutivo como Deputada Estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Casada e mãe de dois filhos, Rosângela Reis é formada em Pedagogia pela Unileste-MG e pós-graduada em Didática. Trabalhou como educadora, orientadora e supervisora escolar durante 14 anos.

Ela tem longa trajetória de apoio aos Projetos Sociais. Em Ipatinga, ajudou na criação e é a principal apoiadora da Associação Ação Social pela Vida (AASV) / Sertep, que realiza um trabalho gratuito voltado para qualificação profissional e de inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho.

Rosângela Reis é atualmente a presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização.

Trajetória Política de Rosângela Reis

A história política de Rosângela Reis começou em Ipatinga, no Vale do Aço, no ano 2000, quando eleita vereadora em Ipatinga. Em 2004 foi reeleita como vereadora e exerceu o cargo de vice-presidente da Câmara Municipal.

No ano de 2006 foi eleita pela primeira vez como Deputada Estadual, pelo Partido Verde (PV), conquistando 66.559 votos. No ano 2010 foi reeleita com 67.519 votos, tornando-se, na ocasião, a mulher mais votada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em 2014 foi reeleita para o terceiro mandato na Assembleia de Minas, com a maior votação no Vale do Aço.

Em 2018 foi novamente reeleita, com 70.040 votos, para o quarto mandato consecutivo, tornando-a a mulher com mais mandatos seguidos como Deputada Estadual em Minas Gerais e a mais votada em todo o Leste de Minas. 

Na 19ª Legislatura foi escolhida para ser a presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Acesse e confira as propostas para o mandato:

Principais Projetos de Lei Aprovados

A Deputada Estadual Rosângela Reis já elaborou e aprovou quase  300 projetos de lei, além de ter exercido a relatoria em vários projetos relevantes na ALMG. Os destaques são:

Projeto de Lei 1.794/2011
Institui o Programa Estadual de Capacitação e Qualificação Social e Profissional – PEQ-MG.

Projeto de Lei 3653/2009
Institui a política estadual do voluntariado transformador e dá outras providências – Com mais de 20 anos de experiência em trabalho voluntário e promovendo a capacitação de jovens e adultos para o mercado de trabalho, Rosângela Reis apresentou um projeto inédito no país, que deu origem a outras iniciativas semelhantes em diversos locais do Brasil. Após aprovada, o PL se tornou na Lei Estadual de Minas Gerais nº 18.716/2010, que estabelece a Política Estadual do Voluntariado Transformador.

Projeto de Lei 616/2015
Resultou na Lei 22.381/2016, que “dispõe sobre a política estadual de diversificação produtiva dos municípios mineradores”, que obriga o Estado a criar políticas públicas para que os municípios não se tornem reféns da atividade mineradora e tenham opção de diversificar a arrecadação de recursos.

Projeto de Lei 4.189/2013
Institui o Fundo Estadual de Direitos do Idoso.

PEC 47/2017 (coautora)
Garante o recebimento mensal do Adicional de Valorização da Educação Básica – Adveb – pelos servidores ocupantes de cargo efetivo das carreiras da área da educação básica do Poder Executivo do Estado (Volta do quinquênio aos educadores da rede estadual).

Projeto de Lei 2994/2015
Institui a campanha Novembro Azul, dedicada à prevenção e à conscientização sobre o câncer da próstata e a saúde do homem.

Projeto de Lei 3489/2016
Institui o Dia Estadual de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Projeto de Lei 615/2015
Institui o Dia Estadual do Bombeiro Civil, reconhecendo o trabalho de mais de 10 mil profissionais da categoria.

Projeto de Lei (PLC 31/2007) (coautora)
Aumenta de quatro para seis meses o tempo de licença maternidade das servidoras públicas do estado de Minas Gerais.

Emenda ao projeto de organização Judiciária em Minas, aprovado em 2008
Garantiu a criação de um juizado especial para aplicação da Lei Maria da Penha, em Ipatinga e a instalação da Vara Especializada da Criança e do Adolescente. A emenda apoiou a construção e o fortalecimento das redes de proteção da mulher e no enfrentamento à violência doméstica.

Rosângela Reis nas comissões da ALMG

Comissões que Rosângela Reis atuou até o momento:

Rosângela Reis também presidiu as frentes parlamentares de:

Homenagens

Em 2017 Rosângela Reis também foi homenageada pelo Corpo de Bombeiros de Ipatinga.