Obras do aeroporto regional do Vale do Aço começam 8 de abril

Aeroporto do Vale do Aço

As obras do Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Santana do Paraíso começarão no dia 8 de abril. A informação é do secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade do Governo do Estado, Fernando Marcato, em ligação telefônica direto para a deputada estadual Rosângela Reis, nesta segunda-feira (29).

O Governador Romeu Zema autorizou o início da construção do canteiro de obras de forma imediata. A intervenção está orçada em mais de R$ 12,5 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). A previsão é que as obras durem 120 dias e os voos sejam retomados.

As obras do aeroporto regional serão concentradas na parte central da pista, em uma largura de 30 metros. Será totalmente refeita totalmente, em toda a extensão de dois quilômetros de pista. Também estão previstos o restauro das pistas de táxi-aéreo, o pátio do aeródromo, bem como a sinalização horizontal da pista de pouso e decolagem.

O recurso para as obras do aeroporto regional estava garantido desde o ano passado e a empresa já está contratada. O atraso para o início das obras ocorreu em função do período eleitoral e posteriormente devido à estação chuvosa, entre outubro e março.

Marcato destacou o trabalho da deputada estadual Rosângela Reis.

A deputada Rosângela é uma grande parceira nossa, a gente vem trabalhando em conjunto. Nos ajudou na captação dos recursos para o aeroporto. O Governador anunciou o início da mobilização para as máquinas estarem na pista já no dia 8 de abril. Está confirmado, passou a chuva, mesmo com a Covid, como é um serviço essencial, nós estamos tocando essa obra aí em parceria. Estamos muito feliz em retomar a obra que é fundamental para que o aeroporto posso voltar a trabalhar”.

Fernando Marcato – Secretário da Seinfra
Rosângela Reis em uma das reuniões com o secretário Fernando Marcato

Para Rosângela Reis, uma das principais lideranças que integraram a mobilização pela reforma definitiva do aeroporto regional, o Vale do Aço foi muito impactado pela falta da infraestrutura.

Nesses 120 dias acompanharemos as obras e aguardando os voos serem retomados. Queremos que os voos sejam retomados o mais breve possível, pois a região perdeu muitos negócios e oportunidades justamente pela falta da pista de voo. Temos que lutar não só pela reforma, mas pela expansão do aeroporto, com a construção de hangares, lojas e toda a estrutura necessária”

Rosângela Reis – deputada estadual

Atualmente, o aeroporto do Vale do Aço está fechado há um ano. Em 2019 a pista chegou a receber reparos emergenciais pelo Governo do Estado, mas o prazo de validade das obras eram de apenas seis meses. Desde então é feita a mobilização de lideranças regionais e outros setores, como a Fiemg, para a reforma definitiva do aeroporto.

Veja a atuação da deputada em prol do aeroporto regional