Comitiva de prefeitos e lideranças pedem melhorias na Saúde ao Governo de Minas

A deputada estadual Rosângela Reis liderou uma comitiva com 11 prefeitos e mais representantes de outros municípios da região para solicitar melhorias na Saúde da região do Vale do Aço. O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, recebeu o grupo na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, nesta terça-feira, e afirmou que vai se empenhar para atender os pedidos.

As solicitações do grupo foram para aumentar a quantidade e velocidade de entrega das vacinas contra a Covid-19 para a região; a urgência da implantação da segunda etapa do Samu Regional; a manutenção do convênio do IPSEMG (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais) com o Hospital Márcio Cunha.

Também foi demandado auxílio do Estado aos municípios para as filas de cirurgias, exames e consultas e ainda a ampliação da frota do Consaúde, que é o Consórcio de Saúde entre os municípios da região.

Estavam presentes os prefeitos Aiken Dias (Joanésia), Fernando Silva (Naque), Bruno Morato (Santana do Paraíso), Ronaldo de Oliveira (Mesquita), Francisco Filho (Dionísio), Hamilton Lima (Marliéria), José Flor (Periquito), Jovani Duarte (Braúnas), Márcio Lima (Jaguaraçu), Ditinho (Antônio Dias) e Luiz Paulo (Pingo D’Água), além de outros representantes incluindo de Córrego Novo, Açucena, Timóteo e do Consaúde.

Os prefeitos relataram a situação difícil vivida em cada município, principalmente no combate ao coronavírus e a falta de recursos. Segundo Rosângela Reis, é também papel dos deputados fazer a intermediação entre a região e o Governo do Estado para pedir melhorias na Saúde.

“Fomos muito bem recebidos e estou confiante que o secretário atenderá a região. Um dos assuntos importantes é a necessidade de manutenção do convênio do Ipsemg com o Márcio Cunha. São muitos os servidores públicos que ficaram desamparados com o fim do contrato. Vamos reverter o quadro”.

Rosângela Reis – Deputada estadual