DNIT assina contrato para obras na Ponte Velha

Dnit assina contrato com empresa para obra na Ponte velha

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinou nesta segunda-feira (12) o contrato para a recuperação da ponte sobre o rio Piracicaba, que liga a cidade de Timóteo à Coronel Fabriciano, na BR-381. A travessia também é conhecida como “Ponte Velha”.

No valor de R$ 8.429.998,00, o contrato foi assinado sob Regime Diferenciado de Contratações Integrado (RDCi). Neste modelo, o consórcio vencedor da licitação tem até 180 dias para apresentar os projetos e após a aprovação, as obras de restauração da ponte devem ser iniciadas. Desta forma, a expectativa é que as máquinas comecem a operar em setembro ou outubro deste ano. A previsão de conclusão após início das obras é de 360 dias, ou seja, um ano.

Com a reforma da “Ponte Velha” a expectativa é de melhoria no fluxo do trânsito na região, além de aumentar a segurança na travessia. Diversos acidentes já foram registrados no local, inclusive com mortes. A obra é uma antiga reivindicação da comunidade do Vale do Aço, tornando-se uma novela que ninguém gostava de acompanhar.

A deputada estadual Rosângela Reis, uma das principais autoridades políticas da região, acompanhou e mobilizou, em diversas oportunidades, para que a assinatura deste contrato ocorressem. A ponte foi pauta de muitas reuniões e audiências, desde 2013, para cobrar e reforçar a necessidade dessa obra. Uma destas ações, por exemplo, foi uma audiência pública realizada em 7 de julho do ano passado, em Coronel Fabriciano, quando o superintendente do Dnit em Minas, Fabiano Cunha, se comprometeu em lançar o edital para a contratação da empresa e reformar a ponte.

Com o contrato assinado, cabe agora continuar acompanhando e cobrando para que a recuperação da Ponte Velha seja concluída e entregue à população do Vale do Aço, que tanto anseia pela resolução deste problema”, afirmou Rosângela Reis.

Confira o histórico de atuação da deputada em prol da reforma da Ponte Velha (links)

2013 –

Rosângela pede agilidade ao DNIT em reforma da antiga ponte

2016 –

Prosseguimento de edital de reforma da “Ponte Velha” acontece nesta segunda-feira

Nota: decisão de licitação da “Ponte Velha”

2017 –

Superintendente do DNIT se compromete a dar solução para ponte velha em 90 dias

DNIT publica novo edital para a Ponte Velha

Empresa vence licitação para a Ponte Velha entre Coronel Fabriciano e Timóteo

2018 –

DNIT assina contrato para obras na Ponte Velha