Início / Atuação Parlamentar / UAI de Ipatinga inicia atendimento à população
UAI de Ipatinga inicia atendimento à população

UAI de Ipatinga inicia atendimento à população

A Unidade de Atendimento Integrado de Ipatinga (UAI Ipatinga), começou a funcionar na manhã desta quarta-feira (05). São 14 serviços ofertados em um mesmo prédio, desde emissão de documentos pessoais, Procon, recurso para autuações de trânsito e até intermediação de contratação de mão de obra. A UAI está instalada na avenida Macapá, nº 665, no bairro Veneza I, em Ipatinga.

A unidade foi inaugurada sem solenidade oficial em função da transição entre os governos do Estado. Todo o processo de implantação durou dois anos. O pedido da instalação do UAI em Ipatinga e articulação foi feito pela deputada Rosângela Reis (Podemos). “Comemoramos essa abertura que é um sonho para a região. O UAI traz mais agilidade e melhor atendimento para as pessoas”, afirmou Rosângela Reis.

Segundo o superintendente da Coordenadoria Especial de Gestão da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (CEGUAI-SEPLAG), Itaner Debossan, a capacidade de atendimento é de mil pessoas por dia. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h. São 29 guichês de atendimento, salas reservadas para atendimentos individuais pelo Procon e outros órgãos, sala de espera, auditório, além de banheiros públicos e fraldário com acessibilidade. Ao todo, são 1.169 metros quadrados de área construída.

“O local já tem uma área reservada caso precise de uma expansão do atendimento. A instalação foi feito por meio de uma Parceria Público Privada (PPP), ou seja, o Estado não precisou gastar recursos para essa abertura. São 30 funcionários, que foram contratados por meio do SINE Municipal. É o Estado resgatando uma dívida com a cidade, ampliando o atendimento para mais próximo do cidadão”, afirmou Debossan.

UAI de Ipatinga está instalado na avenida Macapá, 665, no bairro Veneza I, em Ipatinga

UAI de Ipatinga está instalado na avenida Macapá, 665, no bairro Veneza I, em Ipatinga

O encarregado de solda Carlos Henrique de Freitas, de 34 anos, foi um dos primeiros usuários a experimentar os serviços do UAI e aprovou o atendimento. Ele foi ao local dar entrada no pedido de seguro-desemprego. “Antes tinha que ir na unidade do Ministério do Trabalho no Centro de Ipatinga. Corria o risco de não ser atendido pois tinham senhas limitadas. Senão, teria que até Caratinga pra conseguir dar entrada no pedido. Então é melhor o UAI que agiliza e dá mais conforto para o atendimento”, afirmou.

O UAI de Ipatinga é a 32ª unidade do Estado e concentra os seguintes serviços: Recadastramento de funcionários inativos do Estado de Minas Gerais, comunicação de venda de veículo (Detran-MG), entrega de CNH e CLRV devolvidos pelos Correios, atendimento do Detran-MG, atendimento do Núcleo de Atendimento à Familia (NAF), requerimento de seguro-desemprego, intermediação de mão de obra (SINE-MG), emissão de CPF, RG, atestado de antecedentes PCMG, carteira de trabalho e alteração de nome CTPS. O local ainda ofertará o serviço de recurso de multas de trânsito e atendimento do PROCON.

O delegado de trânsito de Ipatinga, Marcelo Castro, afirmou que está em processo de negociação a transferência do local de aplicação da prova teórica de CNH para o UAI. “É bom para a cidade e para a população, pois oferece mais conforto, além de ser melhor para a Polícia Civil, desafogando a Delegacia Regional”, destacou. Ele também afirmou que em função de agendamentos anteriores para emissão de RG, o serviço só será iniciado na segunda-feira (10) no UAI.

Emissão de Passaportes

Segundo o superintende Itaner Debossan, foi feito pedido para a emissão de passaportes na UAI Ipatinga e o processo está em fase de negociação. No entanto, o início do atendimento depende da presença de um representante da Polícia Federal na unidade. “Infelizmente, não há efetivo disponível agora para esse serviço. Mas acreditamos que em breve vamos conseguir essa conquista para Ipatinga”, ressaltou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios *

*

Ir para o topo