fbpx
Início / Notícias / Comunidades do Leste mineiro serão atendidas com telefonia móvel
Comunidades do Leste mineiro serão atendidas com telefonia móvel

Comunidades do Leste mineiro serão atendidas com telefonia móvel

Povoados e distritos de 14 municípios do Leste de Minas Gerais terão ampliada a cobertura de telefonia móvel e internet, promovendo a inclusão tecnológica. São 18 localidades da região selecionadas no programa Alô, Minas!, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG). As comunidades foram indicadas pela deputada estadual Rosângela Reis (Podemos).

O Alô, Minas! Vai atender 300 distritos, comunidades e povoados nesta primeira fase do programa. Na região, os municípios escolhidos são Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Caratinga, Coronel Fabriciano, Dores de Ganhães, Imbé de Minas, Inhapim, Jaguaraçu, Joanésia, Mesquita, Periquito, Piedade de Caratinga e Tarumirim.

A lista completa das localidades selecionadas está no botão abaixo.

Agora, as prefeituras que foram selecionadas deverão disponibilizar o terreno para a instalação da torre de telefonia pela operadora vencedora do chamamento público a ser realizado pela Seplag.

Além disso, o município também deverá construir e manter os acessos para deslocamento até a torre, além de empenhar esforços para a tramitação ágil e aprovação, junto aos órgãos competentes, de requisitos como licenciamento ambiental, alvarás e aprovação em conselhos municipais.

A deputada Rosângela Reis comemorou a seleção das localidades no Vale do Aço e disse que uma grande demanda das comunidades rurais é justamente a inclusão por telefonia móvel de celular e internet.

“São muitas os distritos e povoados que pedem uma torre de celular. São locais onde não é possível nem pedir ajuda para um vizinho em alguma emergência. A inclusão dessa telefonia é boa até para o desenvolvimento econômico da região atendida”.

Rosângela Reis – Deputada estadual

As localidades selecionadas possuem no mínimo 500 eleitores, com base em dados do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Os Distritos, que terão prioridade nesta etapa, devem estar registrados na Base da Divisão Territorial de Minas Gerais, publicada pela Fundação João Pinheiro (FJP).

Saiba mais sobre o Alô, Minas!:

Telefonia móvel em Minas

Outras comunidades do Leste mineiro foram indicadas em 2019, por Rosângela Reis, na antiga versão do programa, o Minas Comunica II. As localidades foram selecionadas para ter acesso à telefonia móvel e internet. Possibilitando a população dessas regiões ter acesso a serviços públicos e de saúde, ganhar mais segurança, alavancar os negócios em diversos setores da economia.

Saiba o que Rosângela Reis fez pela inclusão da telefonia em Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios *

*

Ir para o topo