fbpx
Início / Notícias / ALMG debaterá cronograma de socorro aos municípios afetados por chuvas
ALMG debaterá cronograma de socorro aos municípios afetados por chuvas

ALMG debaterá cronograma de socorro aos municípios afetados por chuvas

Após debater os impactos das fortes chuvas que atingiram os municípios de Minas Gerais, bem como as possíveis respostas diante dos ocorridos, agora a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) debaterá o cronograma e os critérios para a liberação dos recursos federais para socorrer as cidades atingidas.

O requerimento para a nova audiência pública foi feito pela deputada Rosângela Reis (Podemos), em conjunto com os deputados Marquinho Lemos (PT), Ione Pinheiro (DEM) e Fernando Pacheco (PV), durante a 2ª Reunião Ordinária da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da ALMG, realizada na última quarta-feira (19).

A data da audiência ainda será definida. O objetivo da reunião será discutir e garantir que os municípios menores também recebam recursos do Governo Federal para a recuperação dos danos com as chuvas. No fim de janeiro, o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) prometeu R$ 1 bilhão para os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo diante dos impacto das águas.

A discussão sobre as mudanças climáticas e intensificação de tempestades e enchentes deram o tom da reunião. Na oportunidade foram recebidas, discutidas e votadas proposições com o objetivo de ampliar a discussão e auxiliar, sobretudo, os municípios atingidos pelas chuvas.

No total, 196 municípios em Minas decretaram situação de emergência em função das chuvas. A Defesa Civil estadual registrou 61 óbitos somente em janeiro e fevereiro, além de mais de 19 mil pessoas desalojadas e desabrigadas.

Para a deputada Rosângela Reis, “é preciso deixar claro que todos os municípios atingidos pelas chuvas intensas receberão os recursos necessários e reduzir a burocracia exigida, para que as obras necessárias sejam realizadas”.

Outros requerimentos

Outros requerimentos aprovados durante a reunião dizem a respeito de pautas como prestação de informações sobre a gestão relativa de 2019 da Copasa, Copanor, Cemig, Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).

Também foram aprovados requerimentos que propõem votos de congratulações aos municípios de Nova Lima e Sabinópolis pela passagem de aniversário de ambos.

Ir para o topo