fbpx
Início / Notícias / Reunião define avanços para a segurança pública do Vale do Aço
Reunião define avanços para a segurança pública do Vale do Aço

Reunião define avanços para a segurança pública do Vale do Aço

Instalação da Região Integrada de Segurança Pública (RISP) em Ipatinga, construção de um novo prédio do Instituto Médico Legal (IML) e melhorias no sistema prisional da região. Esses foram os temas de uma reunião nesta quinta-feira (22), entre a deputada estadual Rosângela Reis, o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, General Mario Lúcio Alves de Araújo; o vice-prefeito de Ipatinga, Célio Aleixo, e presidentes de Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Consep).

Durante a reunião, feita de forma online, ficou definido que a Governo de Minas iniciará um levantamento de imóveis pertencentes ao Estado em Ipatinga, para a instalação da RISP. Na prática, o novo prédio permitirá uma ação coordenada entre todo o sistema de segurança pública, incluindo as Polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e o Sistema Penitenciário. A instalação de uma unidade física da RISP em Ipatinga é uma necessidade para a melhoria no combate à criminalidade. O imóvel poderá ainda abrigar uma unidade para a corregedoria regional do sistema prisional.

Outra novidade é o início do projeto para a construção de uma lavanderia própria no Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) de Ipatinga. A deputada Rosângela Reis garantiu que aportará recursos das emendas parlamentares para o investimento. Além, disso, ela disponibilizou a cota ainda para a compra de computadores. Os equipamentos servirão para que os detentos da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, façam cursos superiores e de capacitação.

O Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, General Mario Lúcio, elogiou a iniciativa da reunião em trazer as demandas mas já com alternativas de soluções propostos pelo grupo.

“Quem dera se todas as reuniões fossem assim. Chegam com os problemas, mas também as soluções. Os pedidos são possíveis de atender, mas não podemos aumentar os custos no Estado. Por isso, iniciaremos os levantamentos. Também veremos as possibilidades de realização de convênios com as prefeituras”.

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, General Mario Lúcio
Deputada Rosângela Reis na reunião sobre Segurança Pública
Deputada Rosângela Reis na reunião sobre Segurança Pública

A deputada Rosângela Reis lembrou ainda que emendas parlamentares já estão custeando a construção do novo prédio do IML de Ipatinga, em uma parceria dela com o deputado federal Hercílio Coelho Diniz, além da reforma da Delegacia Regional da Polícia Civil.

“Foi uma reunião de ótimos resultados e que trará importantes avanços para a segurança pública de todo o Vale do Aço. Ressalto a importância da atuação dos Conseps nesse processo, que trazem as demandas para levarmos até o Governo do Estado e trabalharmos as soluções”.

Rosângela Reis – Deputada Estadual

Também participaram da reunião a presidente do Consep 1, a advogada Ronísia Silva; e a presidente do Consep IV, Adenir Soares; e a vice-presidente do Conselho da Comunidade, Kenia Gomes da Silva.

Célio Aleixo, Kênia Gomes, Ronísia Silva, Rosângela Reis e Adenir Soares

Aprovados em processo seletivo

Representantes de aprovados em um processo seletivo de agentes penitenciários realizado em 2018, Amanda Kelly e André Rodrigues, também lembraram o déficit de servidores na área a cobraram a convocação dos aprovados.

O secretário reconheceu a necessidade de reforço no quadro e informou que o chamamento está feito conforme lista de aprovados de um concurso público anterior, que teve o prazo estendido até fevereiro de 2021.

O vice-prefeito de Ipatinga, Célio Aleixo, que também é policial civil, reforçou também a necessidade de recriar a função de auxiliar de peritos na Medicina Legal da Polícia Civil. A função foi extinta há alguns anos e sobrecarregou os peritos nos procedimentos. General Mário Lúcio adiantou que o cargo deverá voltar, com um plano de modernização da Polícia Civil, que trará uma reforma do plano de cargos e procedimentos da corporação.

Saiba o que Rosângela Reis já fez pela Segurança Pública

2 comentários

  1. Parabéns pela iniciativa Deputada Rosângela. Nós aprovados no PSS18 AGEPEN MG, assim como nossos familiares e população de MG como um todo, serão beneficiadas com esse fortalecimento na Segurança Pública do Estado, tendo assim uma efetiva sensação de segurança para população.

  2. Obrigado Sr.Rosângela por cuidar tão bem da nossa segurança pública, garantir que esses aprovados sejam chamados é sinônimo de cuidado com as pessoas e proteção. Pois como todos sabem até os presidiários o defecit é gritante, até eles próprios temem pela vida dentro da penitenciária. Parabéns por esse cuidado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios *

*

Ir para o topo