Início / Atuação Parlamentar / Deputada estadual Rosângela Reis será diplomada no dia 19 para o quarto mandato na ALMG
Deputada estadual Rosângela Reis será diplomada no dia 19 para o quarto mandato na ALMG

Deputada estadual Rosângela Reis será diplomada no dia 19 para o quarto mandato na ALMG

A deputada estadual Rosângela Reis (Podemos), reeleita para o quarto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com 70.040 votos, será diplomada na próxima quarta-feira (19). A Solene de Diplomação dos Eleitos no Pleito de 2018 será promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), às 17 horas, no Grande Teatro do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro), em Belo Horizonte.

Além dos 77 deputados para a 19ª Legislatura (1º de fevereiro de 2019 até 31 de janeiro de 2023), a cerimônia também dará a diplomação ao governador eleito do Estado, Romeu Zema (Novo), e o vice-governador, Paulo Brant (Novo). Também entram na lista de diplomação os 53 deputados federais e os senadores eleitos por Minas, Rodrigo Pacheco (DEM) e Carlos Viana (PHS), bem como os dois suplentes desses últimos. O acesso à solenidade é restrito aos eleitos e convidados, por meio de convites individuais previamente fornecidos pelo TRE-MG.

Com a diplomação, os parlamentares eleitos já passam a contar com todos os requisitos necessários para tomar posse na Assembleia de Minas, o que acontecerá no dia 1º de fevereiro de 2019. Também nesta data, será eleita a nova Mesa da ALMG, responsável por dirigir os trabalhos legislativos. Ela é formada pelo presidente, três vice-presidentes e três secretários, com mandatos de dois anos, que vencem sempre em 31 de janeiro, dois anos depois da posse.

Majoritária

Do ponto de vista regional, o resultado das eleições mostrou que, nas dez macrorregiões do Estado, deputados veteranos lideraram em seis delas e os novatos, em quatro. Na região do Rio Doce Rio Doce, a deputada Rosângela Reis foi a que mais recebeu votos. Dos 70.040 votos, Rosângela recebeu 63.141 somente na macrorregião. Outro dado relevante foi o aumento da bancada feminina, que subiu de seis para dez deputadas. Entre as atuais, quatro se reelegeram.

“Quero agradecer a todos que me confiaram o voto. Reforço o compromisso de trabalhar ainda mais pelo desenvolvimento do Vale do Aço e de todo o Leste de Minas. Esta votação, só mostra a responsabilidade que temos diante do nosso povo e por isso, devemos honrar estes votos”, destacou a deputada estadual.

Histórico

Natural de Mesquita, Rosângela Reis encerra no fim deste ano o terceiro mandato como deputada estadual. Ela iniciou a vida pública em 2000, quando eleita vereadora em Ipatinga. Em 2004 foi reeleita e exerceu o cargo de vice-presidente da Câmara Municipal. Em 2006 foi eleita deputada estadual pelo Partido Verde (PV) conquistando 66.559 votos. Já no ano de 2010 foi reeleita com 67.519 votos, tornando-se a mulher mais votada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em 2014 foi novamente eleita para o cargo com 58.725 votos, sendo a maior votação do Vale do Aço e, pela terceira vez seguida, majoritária em Ipatinga.

Rosângela Reis é casada e mãe de dois filhos. Ela é formada em Pedagogia pela Unileste e pós-graduada em Didática. Trabalhou como educadora, orientadora e supervisora escolar durante 14 anos e tem longa trajetória de apoio a instituições filantrópicas e entidades sociais que priorizam o desenvolvimento humano e a qualificação profissional gratuita.

Ir para o topo