Início / Atuação Parlamentar / Reforma do Ceresp de Ipatinga se torna prioridade do Governo estadual a pedido de Rosângela Reis
Reforma do Ceresp de Ipatinga se torna prioridade do Governo estadual a pedido de Rosângela Reis

Reforma do Ceresp de Ipatinga se torna prioridade do Governo estadual a pedido de Rosângela Reis

A deputada Rosângela Reis se reuniu com o secretário de Estado de Administração Prisional, desembargador Francisco Kupidlowski, na tarde desta terça-feira (27), para tratar de demandas sobre as unidades prisionais do Vale do Aço, em especial sobre o Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) de Ipatinga.

O pedido da parlamentar era do Estado dar prioridade para a reforma da unidade prisional de Ipatinga, que foi severamente danificada na última rebelião de detentos no local, em setembro de 2016. O secretário informou que a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) atualmente realiza uma análise no local para avaliar o custo que será necessária para a reforma. No entanto, ainda não há previsão de quando o estudo ficará pronta, assim como se o governo estadual terá capacidade financeira para realizar a intervenção.

A maior parte da estrutura do Ceresp está comprometida e será necessária a demolição de vários prédios. A intenção é que não seja realizada apenas a recuperação das edificações, mas uma ampliação. O secretário Francisco informou que o caso de Ipatinga será tratado como prioridade e se colocou à disposição para realizar uma visita, em breve, na cidade para avaliar de perto a situação.

APAC Timóteo

Outro assunto debatido na reunião foi sobre a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de Timóteo, que está com os repasses do Governo do Estado em atraso. Foi solicitado que o verba trimestral seja repassada e também sobre a possibilidade de expropriação do terreno da entidade, que atualmente é de aluguel. O secretário Kupidlowski informou que vai pedir ao setor jurídico do órgão a viabilidade do procedimento e a deputada Rosângela Reis se colocou à disposição para ajudar no valor de indenização, inclusive com o uso de emenda parlamentar.

O presidente da APAC Timóteo, José Carlos de Paula, a representante da Federação Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) e o presidente da Câmara de Timóteo, vereador Adriano Alvarenga (PMB) também acompanharam a reunião, relataram a situação da unidade e endossaram o pedido por melhorias no local. Atualmente o espaço conta com 36 detentos na estrutura dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados às penas privativas de liberdade.

Tornozeleiras

Outra novidade é que o Governo do Estado realizará a aquisição de 5 mil tornozeleiras eletrônicas até o fim do ano. Segundo o secretário de Estado de Administração Prisional, desembargador Francisco Kupidlowski, 60% dos aparelhos serão enviados para o interior de Minas Gerais, incluindo o Vale do Aço, o que possibilitará amenizar a superlotação nas cadeias, uma vez que 42% dos detentos no estado são presos provisórios e poderiam estar apenas sendo monitorados em vez de ocuparem um lugar dentro dos presídios.

Ir para o topo