Início / Atuação Parlamentar / Lei sobre prevenção ao AVC é destaque na ALMG
Lei sobre prevenção ao AVC é destaque na ALMG

Lei sobre prevenção ao AVC é destaque na ALMG

A Lei 22.438, em vigor desde 21 de dezembro de 2016, fruto de um Projeto de Lei de autoria da deputada estadual Rosângela Reis, foi pauta de uma matéria da Rádio Assembleia nessa semana. A cada ano, 17 milhões de pessoas são afetadas pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC) no mundo. Dessas, 6,5 milhões morrem. Ao todo, devido ao problema, 26 milhões de pessoas vivem com incapacidade permanente. A regra institui anualmente a data de 29 de outubro como o Dia Estadual de Prevenção ao AVC.

Segundo a deputada, autora da proposta, o objetivo é estimular a pesquisa e o desenvolvimento científico para identificação de fatores de risco , além do desenvolvimento de medidas preventivas e capacidade diagnóstica terapêutica e de reabilitação voltadas para o AVC. “Hoje temos em Minas Gerais apenas dois hospitais que atendem imediatamente as pessoas que tiveram esse problema. A doença pode ser prevenida e evitada. Durante quatro horas, se a pessoa que sofreu AVC for tratada nesse período, existe grande possibilidade do tratamento garantir a sobrevivência e ainda evitar sequelas para toda a vida”, afirma Rosângela Reis.

Ainda segundo a deputada, outras finalidades da lei são estimular ações educativas de informação e conscientização, a fim de melhorar o conhecimento da população sobre o AVC e seus sinais, bem como sobre controle dos fatores de risco. Além disso, a regra também busca estimular a realização de debates e outras atividades, inclusive organizadas pela sociedade civil, que divulguem as políticas públicas e ações de cuidado integral às pessoas acometidas por AVC.

Confira o áudio:

Ir para o topo