fbpx
Início / Atuação Parlamentar / Programa ‘Energia Inteligente’ chega a mais 13 escolas do Leste mineiro
Programa ‘Energia Inteligente’ chega  a mais 13 escolas do Leste mineiro

Programa ‘Energia Inteligente’ chega a mais 13 escolas do Leste mineiro

Mais 13 escolas públicas do Leste mineiro foram incluídas pelo governo estadual no programa “Energia Inteligente”, uma parceria com a Cemig para substituir a antiga iluminação dos prédios e salas de aulas por um sistema moderno, que utiliza a tecnologia LED. As escolas da região, selecionadas entre as 169 da primeira fase do programa, foram indicadas pela deputada estadual Rosângela Reis (PODEMOS).

As últimas escolas da região beneficiadas nessa etapa do “Energia Inteligente” são as seguintes: Escola Estadual Professora Celina Machado (Coronel Fabriciano), EE José Rosa Damasceno (Santana do Paraíso), EE de Naque-Nanuque (Açucena), EE Frei Marcelino de Milão (Iapu), EE Cesarino Alves Pereira (Ubaporanga), EE Padre Dionísio Homem de Faria (Bom Jesus do Galho), EE Venceslau José da Silva (Caratinga), EE Josefina Vieira (Santa Rita de Minas), Escola Familiar Agrícola Margarida Alves/Ensino Fundamental (Conceição do Ipanema), EE Otávio Nunes Leite (Guanhães), EE Lina Maria do Carmo (Mutum), EE Leanir de Assis Magalhães (Pocrane) e EE Farmacêutico Soares (Vermelho Novo). As escolas também receberam lâmpadas para reposição.

“Trata-se de um programa importante, que, além de modernizar os sistemas de iluminação das escolas estaduais, proporciona a redução de custos da energia elétrica e traz mais conforto para os funcionários e alunos. Em alguns casos, será possível a abertura de novas turmas à noite”, destacou a deputada Rosângela Reis. Ela adiantou que outras escolas da região também serão contempladas.

REFLEXO POSITIVO

 Outras escolas já tiveram seus antigos sistemas de iluminação incandescente e/ou fluorescente substituídas pelo de LED padronizado. De acordo com a deputada estadual Rosângela Reis, a expectativa é que o programa da Cemig seja implantado em todas as escolas da região. “Além de contribuir para mudar o cenário das escolas, com a harmonização dos ambientes, a troca da iluminação garante a qualidade da iluminação e a acentuada redução no consumo”, completa a parlamentar.

Pedagoga por formação, Rosângela Reis avalia que as melhorias que estão sendo feitas nas escolas da região têm reflexo positivo na aprendizagem dos alunos. “Com o novo sistema de iluminação, cujo tom é mais leve, o que não cansa os olhos, os estudantes passam a visualizar melhor o quadro, e a leitura do material usado no dia a dia fica mais tranquila”, observa. “Além disso, o projeto ajuda reduzir custos de manutenção elétrica das escolas e a disseminar a tecnologia LED, que é mais eficiente. Sem contar que todo o material substituído é destinado para reciclagem, o que minimiza os impactos ambientais e a geração de resíduos sólidos”, conclui Rosângela Reis.

 

Sobre Rosângela Reis

Deputada estadual no quarto mandato consecutivo e a mais bem votada do Leste de Minas Gerais, com 70.040 votos

Ir para o topo