fbpx
Início / Notícias / Personalidades do Vale do Aço em destaque

Personalidades do Vale do Aço em destaque

Os ideais de liberdade e a luta pela democracia que pautaram a trajetória do ex-presidente Tancredo Neves inspiraram a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Legislativo, na manhã de ontem. Na solenidade, realizada no Expominas com cerca de mil convidados, foram homenageadas 210 personalidades, entre autoridades políticas, magistrados e representantes da sociedade civil, que se destacaram em suas áreas de atuação para o bem-estar da sociedade. Por indicação da deputada Rosângela Reis, o Conselho da Medalha agraciou, com o grau Mérito, os prefeitos José Euler, de Mesquita, e Tenório Rosa de Araújo, de Antônio Dias.

Estiveram presentes à solenidade que homenageou os prefeitos do Vale do Aço o presidente da Câmara Municipal de Mesquita, vereador Edivaldo de Araújo, e o vereador Agnaldo Anício. De Antônio Dias, compareceram os vereadores João Rosa, Antônio Martins de Oliveira e William Robson Marques, além do chefe de gabinete da prefeitura, Wagner Soares, e do irmão do prefeito, Antônio Rosa de Araújo.

 

TANCREDO NEVES

A medalha entregue aos agraciados foi cunhada com uma imagem de Tancredo, que em 2010 completaria 100 anos, e traz na inscrição o seu centenário. A família Neves foi representada na solenidade pela neta de Tancredo e presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), jornalista Andrea Neves, e teve como orador oficial o ex-ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, que relembrou passagens de sua convivência com Tancredo e destacou seu comportamento ético e sentimento de justiça na vida pública.

Foram agraciados com medalhas no grau Grande Mérito o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Cláudio Renato dos Santos Costa; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Kildare Gonçalves Carvalho; o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; o deputado federal Renato Mário de Avelar Azeredo, em homenagem post morten, na qual foi representado pelo filho, Álvaro Brandão de Azeredo; e a procuradora-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Maria Odete Souto Pereira, além de Andrea Neves, que recebeu a condecoração que lhe fora conferida em 2009.

 

CERIMÔNIA

Durante o evento, aberto com o Hino Nacional utado pela orquestra da Polícia Militar, dragões da PPMG conduziram ao palco as medalhas, entregues após a ução do Toque da Vitória pelos trompetes da orquestra da corporação. Ao longo da solenidade, foram exibidas em telão imagens da vida de Tancredo Neves, resgatando fatos marcantes de sua vida pessoal e política. A homenagem foi encerrada com a canção Coração de Estudante, de Milton Nascimento e Wagner Tiso, hino do movimento das Diretas Já, interpretado no Expominas pela cantora lírica Malu Aires.

Além da medalha, os agraciados receberam diplomas assinados pelo presidente da Assembleia e pelo secretário do Conselho da Ordem, deputado Dinis Pinheiro (PSDB).

 

Ir para o topo