fbpx
Início / Notícias / PEC do Pacto Federativo – Rosângela reis se posiciona contra extinção de municípios
PEC do Pacto Federativo – Rosângela reis se posiciona contra extinção de municípios

PEC do Pacto Federativo – Rosângela reis se posiciona contra extinção de municípios

A Associação Mineira de Municípios (AMM) debateu, na última terça-feira (27), a redução do número de municípios com menos de 5.000 habitantes e com arrecadação própria menor que 10% de sua receita total. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo, se aprovada, colocará em risco 211 municípios mineiros, que podem ser fundidos a outros municípios. A deputada estadual Rosângela Reis (Podemos) participou do encontro e se posicionou ao lado dos prefeitos contra a PEC.

“Meu posicionamento é no sentido de poder defender os municípios. Sabemos a importância que são os municípios no serviço do atendimento ao cidadão, da saúde, da educação, da segurança pública e ao qual esses serviços ficam mais perto. Eu também sou de uma cidade pequena e sei da importância que é o repasse para os municípios”.

Rosângela Reis – Deputada estadual

A deputada Rosângela Reis se mostrou solidaria aos prefeitos. Ela afirmou que se houve uma emancipação para a criação desses municípios, o processo se deu por buscar melhorias das comunidades. A aprovação da PEC do Pacto Federativo traria prejuízos para diversas cidades.

No encontro da AMM, mais de 500 políticos participaram da ação contra a PEC do Pacto Federativo que ameça exinguir municípios
No encontro da AMM, mais de 500 políticos participaram da ação contra a PEC do Pacto Federativo que ameça exinguir municípios

O prefeito de um das localidades ameaçadas, Alvarenga, Diocélio Ribeiro, se mostrou grato pela participação da deputada Rosângela Reis e ressaltou a importância da união dos municípios para defenderem sua história.

“Alvarenga veio somar, junto com a força da nossa deputada, junto com a AMM, em prol dessas cidades. Precisamos defender e não podemos deixar que nossos municípios se acabem de um dia pra outro. Afinal de contas temos uma história, cada município tem sua história”.

Diocélio Ribeiro – Prefeito de Alvarenga

Braúnas, outra cidade ameaçada, também esteve representada. O prefeito Jovani Duarte fez coro a seu colega e categorizou a PEC do Pacto Federativo de “descabida”.

“Se o país hoje está em crise econômica, a culpa não é desses municípios. Com certeza, essas pessoas não conhecem a cultura, a tradição, as raízes a identidade desses municípios”.

Jovani Duarte – Prefeito de Braúnas

Proposta extingue cidades

O Ministério da Economia apresentou a proposta de extinguir municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação menor a 10%, sendo eles incorporados a municípios vizinhos. Essa medida tem como justificativa o fortalecimento da federação e autonomia na gestão de recursos. Outro ponto se refere quanto a restrição na criação de novos municípios e a criação de teto de gastos públicos.

A deputada Rosângela Reis acredita que a extinção dos municípios medida não é garantia de que os cofres públicos serão poupados. Ela deixa claro que o melhor caminho seria a redução de gastos e o maior combate contra a corrupção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios *

*

Ir para o topo