Início / Atuação Parlamentar / Municípios do Vale do Aço recebem kits para agricultura familiar
Municípios do Vale do Aço recebem kits para agricultura familiar

Municípios do Vale do Aço recebem kits para agricultura familiar

Três municípios do Vale do Aço – Córrego Novo, Entre Folhas e Vargem Alegre – receberam na última segunda-feira (2) kits patrulha mecanizada para atender a agricultura familiar local. Avaliado em R$ 98 mil, cada kit é composto por um trator de roda, carreta com capacidade para 4 toneladas e grade aradora. Ao todo, 24 cidades de Minas Gerais foram beneficiados, totalizando um investimento de R$ 2,35 milhões.

Os kits foram entregues pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, em uma cerimônia no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. O objetivo de estimular e fortalecer a agricultura familiar no estado. A deputada estadual Rosângela Reis parabenizou a entrega dos equipamentos e afirmou que está sempre empenhada em pedir melhorias para os municípios do Leste de Minas Gerais, especialmente os do Vale do Aço. “A maior parte da comida que chega até a mesa do brasileiro vem da agricultura familiar. É ela que devemos incentivar. Pedimos para o Governo do Estado para atender estes municípios e ficamos felizes vendo eles serem contemplados”, afirmou.

Os equipamentos serão utilizados nos serviços de recuperação de solos, preparo de áreas para plantio, tratos culturais, colheita, construção, recuperação e conservação de estradas vicinais. Fernando Pimentel destacou, em seu discurso, que a doação deste tipo de equipamento é muito importante para Minas Gerais, que tem a agricultura como um importante braço da economia.

“Esse tipo de equipamento não é comum que os governos de Estado e nem o governo federal doem para as prefeituras. E eles são muito necessários, especialmente num estado como Minas Gerais, com uma vocação agrícola fortíssima. Entre Folhas, por exemplo, que é um município relativamente pequeno, com 7 mil habitantes, em uma região urbana do Vale do Aço, tem uma forte produção de agricultura familiar de hortifrutigranjeiros. Então, um equipamento como esse é extremamente útil para municípios com este perfil, e para outros que estão aqui também”, afirmou Fernando Pimentel.

Ao todo, 24 municípios serão contemplados com os equipamentos que estão inseridos no programa Tecnocampo, ação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que busca formular, implementar e coordenar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural, viabilizando o acesso à informação, tecnologia, assistência técnica e social.

O equipamento contribui ainda diretamente com a preservação ambiental, por meio da conservação de estradas vicinais, construção de terraços e outros tratos culturais, reduzindo a erosão das áreas agricultáveis e assoreamento dos cursos d’água e das nascentes. Fortalece o associativismo e cooperativismo por meio da gestão das patrulhas agrícolas pelas associações de produtores rurais. Consolida a gestão participativa e fortalece as comunidades rurais no processo produtivo; no aumento da renda, através de maior agilidade no preparo da terra, redução da mão de obra no plantio e adoção de técnicas mais modernas de plantio.

Fonte: Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios *

*

Ir para o topo