fbpx
Início / Notícias / Mulheres líderes vão participar de curso de capacitação política da UFMF

Mulheres líderes vão participar de curso de capacitação política da UFMF

Mulheres líderes e pré-candidatas às próximas eleições na região do Vale do Aço poderão participar de um curso de capacitação política que será realizado em Ipatinga, no próximo mês. Trata-se de uma iniciativa inédita no país, desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher (Nepem), vinculado ao Departamento de Ciência Política da UFMG, com apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, e da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

O projeto-piloto será desenvolvido em cinco regiões do estado. Na primeira fase, o 1º Curso de Capacitação político-feminista para Mulheres Líderes (Lidfem) acontecerá nos municípios de Ipatinga, Cataguases e Montes Claros, em todas as sextas-feiras (das 17h às 22h) e sábados (das 8h às 19h) de junho. Na segunda fase, os cursos acontecerão em Governador Valadares e Belo Horizonte, de 30 de junho a 3 de julho.

O objetivo é qualificar e aperfeiçoar os conhecimentos de mulheres líderes, contribuindo para o seu protagonismo e empoderamento nos espaços sociais de articulação para as eleições de 2008. “Trata-se de uma demanda identificada durante as conferências nacional e estadual de políticas para as mulheres realizadas em 2004 e 2007 e, ainda, em pesquisa feita com todas as candidatas à Assembléia Legislativa de Minas Gerais em 2006”, explica Marlise Matos, coordenadora do Nepem e do Lidfem.

O curso terá oficinas, aulas teórico-práticas em torno de temas como sistema político partidário brasileiro, história política de Minas, leis eleitorais, boas práticas em câmaras municipais e direitos das mulheres, e um encontro final das alunas com as deputadas destas regiões, integrantes da bancada feminina da Assembléia Legislativa e a equipe de coordenação do curso. Ele será ministrado em 56 horas/aula e poderão participar 270 mulheres indicadas pelos 27 partidos políticos em cada uma das cinco regiões.

Os partidos já estão fazendo sua lista de pré-candidatas para apresentar ao Nepem, que, no dia 2 de junho, fará o sorteio de duas mulheres por partido para participar do curso. Assim, 54 mulheres da região do Vale do Aço terão a oportunidade de participar do curso em Ipatinga. “Como membro da bancada feminina da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, tenho orgulho de estar contribuindo para a realização deste projeto nas cinco regiões do estado, e em especial, no Vale do Aço. A iniciativa contribui para suprir uma carência de espaços de informação crítica para as mulheres que se interessam em ocupar cargos públicos por meio de eleições”, avaliou a deputada Rosângela Reis.

 

Ir para o topo