Início / Mais Mulheres na Política
Mais Mulheres na Política

Mais Mulheres na Política

Rosângela Reis é uma das poucas mulheres na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na 18ª Legislatura da ALMG, eram apenas seis representantes femininas, entre as 77 vagas no parlamento mineiro. Diante da baixa ocupação e abertura para elas, Rosângela Reis foi uma das pioneiras no Estado para encampar a luta por mais mulheres na Política.

A primeira Comissão das Mulheres foi criada no ano de 2015, em caráter extraordinário, e teve a presidência de Rosângela Reis até 2016. No período, a deputada conduziu importantes conquistas para as mulheres mineiras. Dentre os destaques está a maior participação das mais mulheres na política e não apenas como preenchimento de nome para os partidos estarem de acordo com a exigência eleitoral. Além disso, foi realizado uma série de fóruns regionais por todo o Estado para discutir sobre a violência, discriminação e empoderamento feminino. O evento foi batizado como Ciclo de Debates Reforma Política, Igualdade de Gênero e Participação: o que querem as mulheres de Minas, entre 22/5 e 12/6/2015. BH sediou o ciclo no dia 13/3, marcando o Dia Internacional da Mulher.

A deputada Rosângela Reis lembra que é preciso aumentar os números de mulheres nos cargos políticos, seja como vereadoras, deputadas estaduais e federais, entre outros. “É uma luta constante de quebra de tabus e de discriminações. A eleição para a mulher é muito mais difícil do que para os homens. Conseguimos alguns resultados em Minas, mas é preciso continuidade. Precisamos de mais mulheres engajadas e conscientizadas”, ressalta Rosângela Reis.

Entre 2017 e 2018, uma nova comissão foi formada e novamente, Rosângela Reis fez parte do grupo de defesa dos direitos da mulher e pela igualdade de direitos. Em 7 de agosto de 2018, Rosângela Reis alcançou mais uma conquista para o empoderamento feminino. Ela foi coautora do requerimento que tornou a comissão das Mulheres em Permanente.

 

Ir para o topo