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Deputada busca articulação para a retomada das obras da LMG 760

Deputada busca articulação para a retomada das obras da LMG 760

Apesar da falta de recursos do Estado, a luta pela retomada da pavimentação da LMG 760, entre Cava Grande, distrito de Marliéria, até o entroncamento da BR-262, não paralisou. A deputada estadual Rosângela Reis (Podemos) realizou uma série de reuniões com representantes do Governo do Estado e da Fundação Renova, para tentar viabilizar a conclusão do asfalto.

Na última semana, o encontro foi com a secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag), Luísa Barreto, e a assessora do secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Viviane Gomide, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O pedido de Rosângela Reis é que o Estado faça a negociação com a Renova. Uma audiência pública sobre o assunto também será solicitada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

 Reunião com a secretária-adjunta da Seplag, Luísa Barreto, e a assessora do Seinfra, Viviane Gomide, na Cidade Administrativa, para tratar sobre a LMG-760
Reunião com a secretária-adjunta da Seplag, Luísa Barreto, e a assessora do Seinfra, Viviane Gomide, na Cidade Administrativa, para tratar sobre a LMG-760

O objetivo é que o governo use os recursos da instituição, criada pela mineradora Samarco para tratar os danos da Tragédia de Mariana, para viabilizar a retomada das obras. O pleito é que os recursos sejam aplicados para a pavimentação ser feita na totalidade da estrada, desde o distrito de Cava Grande até a BR-262.

Luísa Barreto concordou em levar a pauta para o Comitê Interfederativo (CIF) – órgão com câmaras técnicas criado com representantes de Minas Gerais, Espírito Santo e União – que decide onde serão aplicados os recursos da Fundação Renova para a reparação dos danos.

Em 7 de novembro, Rosângela Reis também se encontrou com os representantes de Relacionamento Institucional da Fundação Renova, Wesley Costa e Anthônio Matheus, no gabinete da parlamentar, em Belo Horizonte. A deputada reforçou o pedido para que os recursos para a reparação dos danos ao Parque Estadual do Rio Doce (PERD) também sejam direcionados para a LMG 760.

Encontro com representantes da Fundação Renova, Wesley Costa e Anthônio Matheus, no gabinete da parlamentar, em Belo Horizonte, em novembro.

“A Tragédia de Mariana impactou seriamente o Rio Doce e também o parque. Dessa forma, já que o Estado não possui verba para retomar a obra, entendemos que uma maneira de conseguir viabilizar essa conclusão seria por meio da Fundação Renova. Estou confiante que vamos conseguir essa saída”.

Rosângela Reis – deputada estadual

Além dos pedidos feitos aos representantes do Estado, a deputada Rosângela Reis também cobrou, por diversas vezes, o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Marco Aurélio Barcelos. Em maio de 2019, Barcelos, junto com outras lideranças regionais, chegou a visitar a estrada e o Parque Estadual do Rio Doce, junto com o diretor do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DEER-MG), Fabrício Torres Sampaio.

Confira tudo o que Rosângela Reis já fez pela pavimentação da LMG 760

Paralisação da LMG 760

A falta de repasses pelo governo do Estado paralisou a pavimentação da LMG 760 em meados de 2018. A obra, conduzida pela empreiteira Tamasa, foi iniciada em agosto de 2017, mas só entregou oito quilômetros de asfalto e 12 km de terraplanagem, de um total de 64 km da via. A estimativa é que o custo da conclusão do asfalto seja de R$ 124 milhões.

Além da pavimentação, também está planejado o alargamento da estrada, onde cada pista terá 3,5 metros e acostamento de 1,5 metro. Também está incluso o reforço de pontes sobre três ribeirões e a construção de uma interseção com a BR-262.

Antes de ser iniciada, em 2017, a obra ficou paralisada por quase quatro anos, a pedido do Ministério Público do Estado em 2013. O motivo da interrupção alegado pelo MP foi a falta de licenciamentos ambientais necessários na área do Parque Estadual do Rio Doce.

A pavimentação da LMG-760 vai reduzir o tempo das viagens, garantir mais segurança na estrada, facilitar o escoamento da produção agrícola e industrial da região, promover o turismo no Parque Estadual do Rio Doce, ajudará a desafogar a BR-381 e melhorar a qualidade de vida das pessoas que ali trabalham e residem.

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