fbpx
Início / Notícias / Juiz e conselheira estadual recebem medalha do mérito Legislativo 2009

Juiz e conselheira estadual recebem medalha do mérito Legislativo 2009

Dois ipatinguenses de coração estavam entre os 219 homenageados pela Assembleia de Minas Gerais na manhã de hoje, com a medalha do mérito Legislativo 2009. Em cerimônia realizada no Expominas, com a presença de mais de mil pessoas, o juiz de direito Fábio Torres de Sousa, titular da Vara da Fazenda Pública de Ipatinga e Ione de Morais Tofanelli, conselheira estadual dos direitos da criança e do adolescente, receberam a comenda do grau mérito, por indicação da deputada Rosângela Reis.

O evento integrou as comemorações dos 20 anos de promulgação da Constituição de Minas Gerais, e teve como orador oficial o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Antônio de Resende, que não considerou uma saia justa substituir o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, anteriormente previsto para exercer a função e hoje acusado de comandar um esquema de propina para aliados políticos e deputados distritais. “O faço em nome do Poder Judiciário e estou presente também como agraciado”, disse, ao ser questionado.

Rosângela Reis ressalta que, assim como os demais deputados, procurou indicar para a homenagem cidadãos que, com suas ações, refletem os mesmos valores considerados fundamentais pela Constituição estadual de 1989: liberdade, justiça, desenvolvimento e paz. “Além de atuar com competência na Vara da Fazenda Pública e no Juizado Especial de Ipatinga, Fábio Torres empresta sua inteligência, cultura, postura ética, senso de justiça e grande conhecimento nas áreas de direito constitucional e econômico à formação de estudantes, sendo professor na Faculdade de Direito de Ipatinga desde 1999”, observa a deputada.

Ione Tofanelli, por sua vez, é natural de Nova Lima e mudou-se ainda jovem  para Ipatinga, onde, desde o início da década de 1970, teve uma vida marcada pela educação e promoção social, atendendo comunidades em situação de carência e marginalidade. “Tenho um orgulho muito grande daqueles que usam sua capacidade, criatividade e energia a favor das transformações sociais que melhoram a vida das pessoas, e é o que Ione Tofanelli tem feito ao longo da maior parte dos seus 75 anos, com um trabalho ainda mais destacado quando se trata da defesa dos direitos da criança e da mulher, seja em setores governamentais ou da sociedade civil, voluntariamente”, salienta a deputada, lembrando que a homenageada participou ativamente da construção de emendas populares à Constituição Federal de 1988 e à Lei Orgânica de Ipatinga, promulgada em maio de 1990.

Além do presidente do TJ-MG, compuseram a mesa da cerimônia o secretário de Governo Danilo de Castro, representando o governador Aécio Neves; o presidente da Assembleia, deputado Alberto P Coelho; o procurador-geral de Justiça de MG, Alceu José Torres Marques; o presidente do Tribunal de Contas, Wanderley Ávila; o comandante-geral da PMMG, coronel Renato Vieira de Souza; deputados integrantes da Mesa da ALMG e líderes de blocos.

Ir para o topo