Início / Atuação Parlamentar / Governo de Minas reconhece APL do Vale do Aço
Governo de Minas reconhece APL do Vale do Aço

Governo de Minas reconhece APL do Vale do Aço

O Governo do Estado reconheceu formalmente o Arranjo Produtivo Local (APL) do setor metalmecânico do Vale do Aço, “APL Vale do Aço”. O anúncio foi feito pela deputada estadual Rosângela Reis, em uma reunião nesta quinta-feira (22), com membros da cadeia produtiva do turismo do Vale do Aço.

“Depois de muito empenho de nosso mandato, o governo estadual se dispôs a reconhecer o Arranjo Produtivo Local do Vale do Aço. Este ato resultará em novos investimentos na região e a possibilidade da vinda de novas empresas aumentando assim a cadeia produtiva de nossa localidade”, pontua.

O APL é uma associação privada, sem fins lucrativos, que promove o desenvolvimento dos negócios na região. O reconhecimento da APL do Vale do Aço é uma luta de muitos anos encampada pela deputada Rosângela Reis em conjunto com o empresariado do setor de metalurgia.

“O Pólo Metalmecânico do Vale do Aço nasceu da necessidade de atender a demanda das grandes empresas instaladas na região. Com destaque para os setores de Estruturas Metálicas, Caldeiraria e Usinagem e atendimento aos demais segmentos de Automação, Instrumentação, Montagem Industrial Elétrica e Mecânica, Engenharia de Sistemas de Ar Condicionado, Exaustão e Ventilação, Engenharia de Processos e Produtos, Fundição, Plataformas Hidráulicas, Manutenção e Recuperação de Equipamentos, Metrologia, Inspeção Visual e Dimensional de Peças, Ferramentas de Perfuração, Implementos Rodoviários, dentre outros. As indústrias se modernizaram e se qualificaram, expandindo seus negócios para outras regiões do estado e do país, atendendo, além das indústrias de Siderurgia e Mineração, as áreas de Petróleo, Gás e Naval.”

Rosângela Reis também destaca o “Know-How” que as empresas que compõe a APL possuem em relação as tecnologias e beneficiamento da produção de aço. “Nossas empresas têm equipamentos e tecnologias de última geração na área, o que credencia ainda mais a nossa região como um importante polo produtivo em Minas Gerais”, afirma a deputada.

“Está validação é justa pelo trabalho desenvolvido na região. A busca de recursos para que novas empresas e projetos possam se instalar no Vale do Aço dará mais oportunidades para o desenvolvimento e geração de empregos na região. Isso ampliará a força e fortalecerá a economia da nossa região”, afirmou Rosângela.

Em novembro de 2017, (clique aqui para ler mais) Rosângela se reuniu com o secretário de Estado Extraordinário de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), Wadson Ribeiro, onde foi informada para a parlamentar sobre o ato de reconhecimento.

Ir para o topo