Início / Atuação Parlamentar / Governador sanciona Dia do Bombeiro Civil em Minas Gerais
Governador sanciona Dia do Bombeiro Civil em Minas Gerais

Governador sanciona Dia do Bombeiro Civil em Minas Gerais

Uma importante categoria ganhou uma homenagem em Minas Gerais. A partir de agora, todo o dia 24 de agosto será comemorado o Dia Estadual do Bombeiro Civil, reconhecendo o trabalho de mais de 10 mil profissionais na atividade no Estado. O projeto de Lei 615/15, de autoria da deputada estadual Rosângela Reis (PROS), que institui a data, foi sancionado na última quinta-feira (22), pelo governador do Estado, Fernando Pimentel, dando origem a Lei 22.508/2017.

A justificativa para o projeto de lei, segundo a deputada Rosângela Reis, é devido a profissão de bombeiro civil ser de relevante importância na sociedade. A categoria ajuda no combate a incêndios, na preservação do patrimônio ameaçado de destruição e também no resgate de vítimas. Além disso, este profissional também atua em medidas para evitar agravamento de ocorrências em acidentes e na conscientização das pessoas sobre a segurança e pânico.

A data escolhida remete ao mesmo dia de fundação do Sindicato Bombeiros Civis MG, como homenagem ao importante trabalho de luta pela valorização da classe e são responsáveis por novas conquistas para todos os bombeiros civis do nosso Estado.

No Brasil, a maioria da população crê que todo bombeiro é militar. No entanto, poucos conhecem a existência do bombeiro civil, profissão reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em 2011. Conforme informações do Sindicato dos Trabalhadores Bombeiros Profissionais Civis do Estado de Minas Gerais (@Sindbombeiros-MG), há no país cerca de 1 milhão de bombeiros civis.

Atualmente, tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o projeto que exige a obrigatoriedade da presença de bombeiros civis em locais e eventos com público superior a 3 mil pessoas. A mesma regra já foi aprovada em outros estados como São Paulo, Distrito Federal, Espirito Santo e Rio de Janeiro.

Ir para o topo