Início / Atuação Parlamentar / Governador confirma a implantação do Samu Cisvales
Governador confirma a implantação do Samu Cisvales

Governador confirma a implantação do Samu Cisvales

O governador Fernando Pimentel confirmou a instalação do Samu Regional pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales (Cisvales). A informação foi divulgada durante o último encontro de prefeitos e secretários da associação nessa semana. A deputada Rosângela Reis afirmou receber com alegria a notícia e lembrou a luta para a implantação do serviço, mesmo com a dificuldade financeira do Estado.

Rosângela Reis destacou a importância do sistema para a região: “é sabido que o Leste passa por dificuldades no que tange à saúde. É imprescindível que tenhamos a implantação deste sistema! Ao todo serão mais de 800 mil pessoas nestes 35 municípios com o apoio de 15 ambulâncias”, explica. Vale destacar também que a deputada Rosângela Reis é um dos pilares neste projeto, trabalhando ativamente em reuniões com o Governador do Estado, Secretários e principalmente com o apoio permanente da sociedade civil.

Em agosto, a deputada Rosângela Reis se reuniu com uma comitiva de parlamentares e prefeitos com o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, onde expôs a situação e pediu prioridade na instalação do Samu Regional do Leste de Minas, uma vez que processos licitatórios já foram realizados, ambulâncias estão paradas e sucateando devido à inatividade, além de equipamentos e insumos sendo depreciados.

“A implantação ajudaria até na regulação de entrada de pacientes na rede de urgência e emergência, que atualmente precisam ficar esperando vagas com a Central de Leitos ligando para ver onde pode fazer o encaminhamento. Com o Samu Regional, pacientes de cidades menores já saberiam para onde seriam levados”, afirmou a deputada Rosângela.

Samu Cisvales

O serviço de atendimento móvel de urgência é um programa que tem como finalidade prestar o socorro a população em situações de emergência. Com a implantação do Samu, o número de óbitos e internação nos hospitais, foi reduzido gradativamente em vários municípios do país.É pensando desta forma, com investimento de cerca de quatro milhões de reais, que o Samu Cisvales oferecerá um importante passo para a melhoria do atendimento a saúde no Leste de Minas. O Objetivo é atingir a 35 municipios, atendendo a mais de 800 mil pessoas, com apoio de quinze ambulâncias, sendo 12 unidades de suporte básico e três de suporte avançado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios *

*

Ir para o topo