fbpx
Início / Notícias / Fórum de Ipatinga recebe aval do TJMG para ampliação
Fórum de Ipatinga recebe aval do TJMG para ampliação

Fórum de Ipatinga recebe aval do TJMG para ampliação

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, anunciou que o órgão autorizou a obra de ampliação do Fórum Doutora Valéria Vieira Alves, de Ipatinga. A informação foi anunciada pelo presidente do órgão, durante uma reunião com a deputada estadual Rosângela Reis (Podemos-MG), na tarde da última quarta-feira (08), em Belo Horizonte.

No encontro, também estiveram presentes também o vice-prefeito de Ipatinga, Célio Aleixo, os desembargadores Carlos Roberto de Faria e Gílson Lemes, além do juiz Fábio Torres.

Segundo o presidente Nelson Morais, somente na semana passada, o desembargador assinou a doação do terreno por parte do município de onde será feito a ampliação do fórum de Ipatinga. Também já foi autorizado o início da elaboração do projeto da ampliação, que será feito pela própria equipe de engenharia do órgão.

Para Nelson Morais, é de suma importância aparelhar a Justiça de Primeira Instância com infraestrutura moderna e adequada para que o cidadão tenha resposta célere na resolução de seus conflitos.

Segundo o desembargador Carlos Roberto de Faria, que atuou na comarca por mais de 20 anos, a construção de um novo prédio, com uma estrutura atualizada, trará benefícios para todos os envolvidos.

Com as novas instalações, ainda segundo o magistrado, será possível abrigar, em um mesmo local, o Juizado Especial e implantar novas varas criadas.

Já Rosângela Reis agradeceu ao presidente do TJMG pelo empenho na realização de “obra de fundamental importância para a comunidade de Ipatinga”. A deputada afirmou que a ampliação possibilitará melhor atendimento para a população além de melhores condições de trabalho aos servidores do Judiciário.

No encontro, estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, a deputada estadual Rosângela Reis, também o vice-prefeito de Ipatinga, Célio Aleixo, os desembargadores Carlos Roberto de Faria e Gílson Lemes, além do juiz Fábio Torres.

Ampliação do fórum

As obras de ampliação e reforma do Fórum de Ipatinga estão estimados em R$ 33 milhões. Após a conclusão do projeto de reforma, será feita licitação para a realização da obra. A expectativa é de início da ampliação ainda neste ano. Não foi informado prazo de conclusão.

A área, de R$ 2.200 metros quadrados, onde será feita a ampliação atualmente é usado como estacionamento privativo da prefeitura de Ipatinga e fica na parte posterior do fórum. O local é usado principalmente como vagas exclusivas para secretários e demais funcionários. Um ato oficial para a doação da área pelo município ao TJMG foi realizado em abril de 2019, mas ainda não foi averbado pelo órgão judiciário.

A demanda de expansão do fórum é reivindicação do judiciário local e estadual desde 2017, inclusive com o apoio, por meio de pedidos, pela deputada Rosângela Reis.

Varas no Fórum de Ipatinga

Não está previsto o aumento do número de varas em Ipatinga, uma vez que 18 estão criadas para a comarca. Com a conclusão das obras e, conforme viabilidade orçamentária do TJMG, a expansão dos serviços atualmente prestados por ser expandida. Com a expansão os juizados especiais e os arquivos do fórum serão unificados no mesmo edifício.

Ir para o topo