Início / Atuação Parlamentar / Distritos do leste de Minas poderão ser incluídos em programa de melhoria de telefonia
Distritos do leste de Minas poderão ser incluídos em programa de melhoria de telefonia

Distritos do leste de Minas poderão ser incluídos em programa de melhoria de telefonia

Povoados e distritos do leste de Minas Gerais deverão ser incluídos na nova fase do Programa Minas Comunica, iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Cemig e operadoras de telefonia, para levar o sinal de celular e internet para comunidades com esse tipo de deficiência. O comunicado foi feito pelo diretor-geral do Departamento Estadual de Telecomunicações de Minas Gerais (Detel), José Francisco Vieira Seniuk, em reunião com a deputada estadual Rosângela Reis, e os vereadores de Antônio Dias Cléber Marques e Ricardo Almeida.

O encontro foi realizado na Cidade Administrativa, no fim da tarde dessa quarta-feira (11). O objetivo era entregar ofícios pedindo a instalação de antenas de telefonia para atender várias localidades, como a comunidade das Roseiras e Leandros, em Antônio Dias. Os documentos também pede a inclusão de pontos em outros municípios, como, por exemplo, Açucena, Naque, Santana do Paraíso, Divinópolis.

Segundo a deputada Rosângela Reis, as demandas partiram dos próprios povoados. “Estamos recebendo muitos pedidos de instalação de antena nas comunidades. Muitos bairros e comunidades necessitam da telefonia. Além de ser um direito, tem também é uma segurança para esses moradores do interior”, afirmou.

O diretor-geral da Detel, José Seniuk, informou que o próximo passo é fazer um levantamento georreferenciado das localidades indicadas, com dados completos como as coordenadas de longitude e latitude, além das informações de censo populacional e pontos de referência e

que possam ser de interesse econômico. Comunidades muito pequenas, que tenham menos de 200 residências e mais de cinco quilômetros de distância de sedes distritais ou municípios não serão atendidas no programa, devido ao alto custo das torres.

As localidades ainda estão sendo listadas e a previsão é que, ainda neste ano, seja lançado um chamamento público para as operadoras interessadas que serão as responsáveis pelos investimentos e instalação das infraestruturas necessárias.

O vereador Cleber Marques, o diretor-geral do Detel, José Francisco  Seniuk, a deputada estadual Rosângela Reis, e o vereador Ricardo Almeida

O vereador Cleber Marques, o diretor-geral do Detel, José Francisco Seniuk, a deputada estadual Rosângela Reis, e o vereador Ricardo Almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios *

*

Ir para o topo