Início / Atuação Parlamentar / Deputada Rosângela Reis tenta impedir transferência da Emater de Ipatinga
Deputada Rosângela Reis tenta impedir transferência da Emater de Ipatinga

Deputada Rosângela Reis tenta impedir transferência da Emater de Ipatinga

A deputada estadual Rosângela Reis se reuniu, na manhã desta quarta-feira (11), com o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Glênio Martins de Lima Mariano, na tentativa de impedir a transferência da unidade regional da autarquia de Ipatinga para Caratinga. No encontro, acompanhada do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Célio Aleixo, a deputada Rosângela Reis entregou um abaixo-assinado com a participação de inúmeras autoridades, dos mais diversos setores da sociedade e da economia da cidade, ligadas à Agenda de Convergência do Vale do Aço, solicitando a permanência da unidade em Ipatinga.

Segundo Rosângela Reis, a transferência prejudica uma série de ações em curso em todo o Vale do Aço. “Viemos trazer este abaixo-assinado e pedir que a Emater não saia de Ipatinga, onde ela funciona como um importante braço do governo estadual, principalmente promovendo o desenvolvimento da área rural e a diversificação econômica na nossa região. A produção de café, de palmito pupunha e outras culturas agrícolas no Vale do Aço será prejudicada”, afirmou a deputada.

De acordo com o presidente da Emater, a saída da unidade é uma decisão do Governo de Minas Gerais, motivada pela dívida de R$ 274,5 mil, acumulada desde 2006, e a ausência de convênios entre a autarquia e a Prefeitura de Ipatinga, que já dura dois anos. A permanência da unidade regional está condicionada ao pagamento dos valores, caso contrário, a mudança ocorrerá em aproximadamente 30 dias, conforme as determinações do governo estadual.

Parte do valor da dívida é discutido judicialmente. Glênio Martins informou que a prefeitura deve arcar com os débitos dos anos de 2015 e 2016, somados em R$ 103 mil, para que seja discutida a permanência da Emater em Ipatinga. “Valorizamos o empenho e o trabalho da deputada Rosângela Reis, junto dessa mobilização regional. Sabemos bem como isso afeta a vida dos funcionários e dos produtores, mas não temos como continuar se nada for feito”, afirmou.

A partir dessa informação repassada durante a reunião, será realizada uma mobilização para que a Prefeitura de Ipatinga consiga pagar os valores referentes a 2015 e 2016 ainda nesta semana, permitindo que possa renovar o convênio com a autarquia e tente impedir a saída da unidade regional da Emater.

 

 

Sobre RBM ADM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios *

*

Ir para o topo