fbpx
Início / Notícias / Deputada quer levar agência do Sine para Belo Oriente

Deputada quer levar agência do Sine para Belo Oriente

Preocupados em organizar tanto a qualificação quanto a contratação de trabalhadores no município de Belo Oriente diante dos inúmeros investimentos previstos para a região, a deputada Rosângela Reis e o prefeito Humberto Lopes estiveram ontem com o secretário de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrús Filho, para reivindicar a instalação de uma agência do Sine no município. O secretário garantiu que se empenhará ao máximo para que Belo Oriente receba uma agência ou um posto do Sine o mais breve possível.

Rosângela Reis lembrou que o município vive a expectativa de grandes investimentos, como os da Cenibra, que deve duplicar sua produção até 2012, e da Usiminas, que deve gastar cerca de R$ 83 milhões na construção de seu novo aeroporto. A construção civil já captou cerca de 3 mil trabalhadores e a Cenibra contratou 1.100. Além disso, o prefeito já espera também a instalação de uma agência do INSS e da Caixa Econômica Federal. O hospital municipal atende aproximadamente 200 pessoas por dia e Belo Oriente, que tem cerca de 25 mil habitantes, é referência para municípios como Açucena, Braúnas, Periquito e Naque. “Só com os novos investimentos devem surgir aproximadamente 5 mil empregos, o que naturalmente atrai agenciadores, onde não existe um sistema para organizar a oferta e captação”, observou.

Normalmente, o Estado fornece todo o equipamento e treinamento de pessoal ao instalar uma agência do Sine, enquanto a prefeitura beneficiada deve arcar com o local e os funcionários. A deputada lembrou ainda que o Sine permite que as vagas sejam direcionadas por setor e região, revelando problemas como déficits, o que facilita a elaboração de políticas públicas direcionadas para cada lugar.

Estiveram também presentes ao encontro o secretário de Governo de Belo Oriente, José Hermógenes Filho, e a secretária de Ação Social, Márcia Rosa da Silva Lopes.

Ir para o topo