fbpx
Início / Notícias / Alô, Minas! – Mais 300 comunidades serão atendidas com telefonia móvel
Alô, Minas! – Mais 300 comunidades serão atendidas com telefonia móvel

Alô, Minas! – Mais 300 comunidades serão atendidas com telefonia móvel

O problema de falta de sinal de telefonia móvel para 300 distritos, comunidades e povoados de Minas Gerais estão com os dias contados. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) abriu inscrições para o programa Alô, Minas! O programa visa ampliar a cobertura de telefonia nos municípios mineiros, promovendo a inclusão tecnológica nas cidades, uma das principais bandeiras da deputada estadual Rosângela Reis (Podemos).

Para que a comunidade seja atendida pelo Alô, Minas! é necessário a adesão das prefeituras no edital divulgado pela Seplag, neste link. As novas localidades devem ter no mínimo 500 eleitores, com base em dados do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Os Distritos, que terão prioridade nesta etapa, devem estar registrados na Base da Divisão Territorial de Minas Gerais, publicada pela Fundação João Pinheiro (FJP).

Caso o número de distritos e localidades aptos a participarem do Alô, Minas! ultrapasse o limite de 300, serão escolhidos aqueles com maior número total de eleitores.

As inscrições do Alô, Minas! ficam abertas no Sei!MG até as 18h do dia 18 de março e o edital está disponível no link.

A deputada Rosângela Reis comemorou o lançamento do edital e afirmou que mobilizará prefeituras do Vale do Aço para aderirem ao edital. A parlamentar explica que uma das maiores demandas das comunidades rurais é justamente a inclusão por telefonia celular e internet.

“São muitas os distritos e povoados que pedem uma torre de celular. São locais onde não é possível nem pedir ajuda para um vizinho em alguma emergência. A inclusão dessa telefonia é boa até para o desenvolvimento econômico da região atendida”.

Rosângela Reis – Deputada estadual

Minas conectada

Em 2019, por indicação da deputada estadual Rosângela Reis, a antiga versão do programa, o Minas Comunica II, contemplou outras comunidades de municípios do Leste de Minas, como Imbé de Minas, Itanhomi, Jaguaraçu, Taquaraçu de Minas e Tarumirim e oito distritos do leste mineiro.

As localidades foram selecionadas para ter acesso à telefonia móvel e internet. Possibilitando a população dessas regiões ter acesso a serviços públicos e de saúde, ganhar mais segurança, alavancar os negócios em diversos setores da economia.

Saiba o que Rosângela Reis fez pela inclusão da telefonia em Minas

Ir para o topo