fbpx
Início / Atuação Parlamentar / ALMG homenageia mulheres e lança livro sobre seu papel na política

ALMG homenageia mulheres e lança livro sobre seu papel na política

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou ontem (11/3/10) reunião especial  para celebrar o Dia Internacional da Mulher, por iniciativa da bancada feminina da Casa, e lançou o livro Mulheres na política: As representantes de Minas no Poder Legislativo, com perfil e depoimentos das 28 mulheres que os mineiros elegeram até hoje para o parlamento estadual e federal.

Em sessão presidida inicialmente pelo deputado Alberto P Coelho e em seguida, pelo 1º vice-presidente da Casa, Doutor Viana, doze mulheres foram homenageadas pelo trabalho que desenvolvem e exemplo de vida, descritos em emocionantes pronunciamentos das parlamentares que as indicaram. O Vale do Aço esteve representado pela empresária e jornalista Cleucy Novais, de Ipatinga; a advogada e conselheira da OAB-MG, Helena Geralda da Silva, de Timóteo, indicadas pela deputada Rosângela Reis, e Rosária Custódia da Costa, que se alfabetizou aos 60 anos por meio de um programa da prefeitura de Ipatinga, indicada pela deputada Cecília Ferramenta.

 

DESAFIOS

O desafio de ampliar a participação política feminina no Brasil foi enfatizado pela deputada Rosângela Reis (leia discurso na íntegra). Segundo ela, embora a representatividade deva se estabelecer sobretudo por meio da correspondência de ideais, são as mobilizações sociais do gênero e uma intensa atuação das bancadas femininas nos parlamentos que têm garantido o atendimento às necessidades e anseios femininos, a exemplo da Lei Maria da Penha, de 2006.

“É claro que me s orgulhosa pelo fato de mais de 66 mil mineiros terem me considerado capaz de representá-los no Poder Legislativo, colocando-me assim, de forma inusitada, na história política de nosso estado, onde tão poucas mulheres já foram eleitas. Entretanto, também não posso deixar de considerar essa situação lamentável, pois não se trata apenas de equiparar números, mas de garantir a democracia, em um país onde mais da metade da população economicamente ativa é feminina”, destacou.

Em sua homenagem à jornalista Cleucy Novais, a deputada destacou que não são os títulos que ao seu ver mais a dignificam, e sim “seu permanente trabalho pela valorização do ser humano, seja oferecendo oportunidades e estendendo a mão a quem precisa, propagando talentos ou destacando trabalhos e vidas valorosos”. Rosângela Reis salientou também a importância da advogada Helena Geralda da Silva para o desenvolvimento da comarca de Timóteo, já que foi uma das fundadoras da OAB desse município, onde também atuou até o início deste ano como presidente. “A vida dessa mulher tem sido marcada, profissionalmente ou não, por uma participação ativa em movimentos que buscam a promoção humana e a inclusão social”, elogiou.

As duas receberam cumprimentos especiais de familiares, amigos e das desembargadoras do TJ-MG, Márcia Milanez e Vanessa Andrade. Além das deputadas Rosângela Reis, Ana Maria Resende (PSDB), Cecília Ferramenta (PT), Elbe Brandão (PSDB – atualmente secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas), Gláucia Brandão (PPS) e Maria Tereza Lara (PT), marcaram presença, as ex-deputadas Maria Olívia e Maria Lúcia Mendonça e as prefeitas de Betim, Contagem, Governador Valadares e Ibiaí, entre outros.

Ir para o topo